Noticias do Movimento Espírita Araçatuba, SP, sábado, 22 de janeiro de 2011 Compiladas por Ismael Gobbo |
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Nota importante |
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Por que faz bem orar? |
Entrevista com Daniel Gómez Montanelli para FOLHA ESPIRITA, março, 2008 Ismael Gobbo igobi@uol.com.br
Como nos ensinam os benfeitores espirituais, a prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. Sempre que oramos com sinceridade obtemos uma resposta real e transformante!
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DANIEL GÓMEZ MONTANELLI
“Ao nos aproximarmos de Deus ocorre uma transformação interior, onde o silêncio e a paz harmonizam o corpo e a mente. Esse estado de espírito pode, também, ter ação e permitir transformações exteriores”
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Daniel Gómez Montanelli, licenciado em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, tem pós-graduação em Medicina Psicossomática e Psicossociooncologia e Cuidados Paliativos. Diretor da Fundação Allan Kardec, é também sec.retário da Federação Médico Espírita da Argentina e membro associado da Parapsychological Association*. Abaixo, ele fala sobre a prece e o poder que ela exerce sobre o nosso corpo e espírito e, portanto, da nossa aproximação com Deus:
FE- Qual o significado da prece? Daniel Montanelli – A Doutrina Espirita nos traz informações muito valiosas em relação ao tema. A resposta à pergunta de número 5 de “O Livro dos Espíritos” assinala que todos os homens trazem consigo o sentimento intuitivo da existência de Deus, e a de número 621 consigna que a lei de Deus está escrita na consciência. Com as duas assertivas, o Mundo Espiritual Superior estabeleceu os fundamentos ontológicos e psicológicos da presença de Deus no homem, antecipando-se aos aportes filosóficos de Martin Buber e Gabriel Marcel e à Psicologia An.alítica de Carl G. Jung, à Psicossintese de Roberto Assaglioli e à Logoterapia de Viktor E. Frankl, dentre outros. Por isso, como ensinam os benfeitores espirituais, a prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele, como encontramos na questão 659 de O Livro dos Espíritos. Em síntese, como diz o psicólogo espanhol Antonio Blay, um dos pioneiros da Psicologia Transpessoal, a oração só pode surgir quando existe esta intuição de que o real é realmente o real, de que o transcendente é realmente o transcendente e que todo nosso “eu” está imerso nesta realidade. A oração é o meio pelo qual estabelecemos uma relação consciente, deliberada e voluntária com Deus. É dirigir nossa afetividade até onde a intuição tem assinalado. Por isso, como dita a questão 658 da obra basilar, “a prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração”. FE- Quais as contribuições da prece na vida do ser humano? Montanelli – No Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVII, está expresso que podemos orar por nós mesmos, por outras pessoas, pelos vivos e pelos mortos. E, na resposta à questão 659 de O Livro dos Espíritos, os Espíritos Superiores esclarecem que pela prece podemos nos propor a três coisas: louvar, pedir e agradecer. Quanto à última informação, entendemos não se referirem os espíritos apenas aos três tipos de prece, mas, também, a uma sequência lógica que re.sume toda a psicologia da oração. Louvar, porque é o sentimento que brota espontâneamente na relação eu-tu de que fala o filósofo Martin Buber; pedir porque é a expressão da nossa sinceridade, daquilo que sentimos ser importante para nós; mim e, agradecer, como reconhecimento frente à resposta que recebemos de Deus. No dizer do psicólogo transpessoal Antonio Blay, ao nos aproximarmos de Deus, ocorre uma transformação interior, onde o silêncio e a paz harmonizam o corpo e a mente. Esse estado de espírito pode, também, ter ação e permitir transformações exteriores. FE- O que seriam essas transformações exteriores? Montanelli – Ao dizer isso, não estamos falando só de uma mudança psicológica, em virtude de um estado mais ou menos elevado de consciência, mas, também, de um efeito exterior sobre as pessoas, os fatos e as situações que são estranhos ao nosso modo de ser consciente. A melhor resposta é quando possibilitamos que Deus se expresse sem travas através de nós. Deus não pode ser modificado; mas, sim, a sua expressão através do nosso eu, pois tudo o que nós vivemos é expressão Dele. Todavia, se em nosso interior algo estiver fechado, sua expressão não pode ser livre e total. Pelo contrário, expressa-se de maneira distorcida, e essa distorção é o que nós chamamos de problema. Abrir-se a Deus é abrir nosso ca.nal à fonte, para que Ele, com seu poder e sua inteligência, expresse-se de modo direto, por nosso intermédio. É essa ca.nalização direta com Deus que enseja a cada um de nós transformar muitos dos nossos problemas. Deus pode, dessa forma, penetrar mais e mais no recôndito de nossa consciência, constituindo isso a base de toda transformação humana. FE- É ai que entra a oração? Montanelli – A oração é o ato fundamental através do qual Deus entra, ativamente, em nossas vidas. Com o fluxo inspirativo, que provém Dele, colocamo-nos no rumo certo de nossas aspirações superiores. Porque, como diz O Livro dos Espíritos, na questão 660, aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal. Para ele, Deus envia os bons espíritos a fim de assisti-lo, o que nos faz lembrar do “orai e vigiai” ressaltado por Jesus. No momento da prece, a pessoa recebe energias de natureza superior que a auxiliam na superação dos automatismos inferiores, cultivados em vidas passadas, na sua caminhada de auto-iluminação. O espírito Santo Agostinho, no Capítulo XXVII de O Evangelho Segundo o Espiritismo, quando fala sobre a oração, a coloca como filha primeira da fé a nos conduzir ao caminho que nos leva a Deus. FE- O que as pessoas buscam ou deveriam buscar na prece? Montanelli – Sabemos que o primeiro e grande mandamento é o “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito”, mas ainda não temos consciência da grandeza desse ensinamento, porque não temos a autoconsciência desenvolvida. Não sabemos ainda eleger o que realmente importa para nossas almas. O nosso amado mestre Jesus foi conclusivo ao afirmar que “quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará”. A oração de petição não deve ser, portanto, aquela que impõe a Deus a nossa maneira de ver as coisas. Se entendemos Deus como o Ser Absoluto, que está acima de tudo e de todos, automaticamente, passamos a valorizá-Lo. Enquanto estivermos fixados, porém, tão-somente naquilo que queremos, orando e pensando só nisso, estaremos colocando as coisas sem importância no lugar de Deus.
FE- Então precisamos ser mais criteriosos em nossas preces? Montanelli – Quando me dirijo a Deus e expresso o desejo de algo que para mim é importante, mas sentindo que Deus é Deus e me desprendo do que desejo, permito que Ele penetre em mim. Se eu retiver, porém, dentro de mim, coisas que não são importantes, elas acabam se tornando um véu ou um substituto da realidade, que impede a minha real comunicação com o Criador. Ao falar com Deus, não devo simplesmente fazer pedidos, mas demonstrar que estou atento a Ele. Com isso, produz-se em mim um estado de elevação que torna possível à energia de nível superior expressar-se, através de minha personalidade, em todos os níveis. Essa é a base da oração de petição e a consequente resposta.
FE- A prece deve ser um hábito natural? Montanelli – A oração precisa ser uma expressão natural, sincera e espontânea do sentimento da criatura para com o Criador. Orar é religar. Agora, se pensamos na evolução em termos de transcendência do eu e de identificação com o Eu Superior ou com a presença de Deus que há dentro de nós, acho que essa necessidade de religação espontânea vai fazendo da oração um hábito natural.
FE- O fato de a prece estar atrelada a questões religiosas faz com que muitos cientistas a vejam como algo milagroso e não terapêutico? Montanelli – O Dr. Curlin, professor assistente de Medicina da Universidade de Chicago, e cols. Em recente artigo (1) demonstraram que as opiniões dos médicos sobre a influência da religião e da espiritualidade dependem de suas crenças religiosas. Segundo Curlin, os médicos que não são religiosos afirmam que seus pacientes não trazem à tona temas religiosos ou espirituais e pensam que a religião afeta suas vidas de forma negativa. E os médicos que são religiosos afirmam que seus pacientes trazem à luz temas religiosos e que a religião tem uma influencia positiva. Por essa razão, há alguns cientistas que questionam a pesquisa sobre a prece e até acham que não se deveriam utilizar os fundos públicos para esse tipo de investigação. Mas, para esses que não crêm, fica mais difícil explicar a eficácia da oração intercessora. Nesses casos, os pacientes ignoram que as pessoas estão orando por eles, e mesmo assim melhoram. E essa melhora não pode ser explicada pelo efeito placebo.
FE- É verdadeira a informação de que já existem centenas de trabalhos científicos sobre prece publicados, todos eles demonstrando ações benéficas sobre a saúde humana? Montanelli – Na verdade, não poderia responder-lhe com certeza sobre o número de trabalhos publicados, embora possa dizer que se trata de um número bem expressivo porque há notícias deles em vários sites como Medline, PubMed, PsycInfo. Para falarmos em termos numéricos, tudo depende do período de tempo que estamos considerando. Por exemplo, quando se faz uma revisão bibliográfica para se fazer uma pesquisa, geralmente se consideram os últimos cinco anos. Se o que a gente quer fazer é uma revisão histórica, então, podem se pegar períodos muito mais longos. O que eu posso dizer é que, segundo a PubMed, que é a base de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, de 2000 a 2007 foram feitas sete revisões bibliográficas e quatro metan.álises. Tanto as revisões como as meta.álises, que são estudos estatísticos sobre os resultados obtidos nas pesquisas, abrigam um grande volume de casos.
FE- Você poderia detalhar um pouco mais essas pesquisas? Montanelli – Na década de 70, o Dr.Herbert Benson, cardiologista e diretor do Instituto Mind-Body da Universidade de Harvard (EUA), estudando a resposta do corpo quando se realizam diferentes práticas como oração cristã, meditação transcendental, biofeedback, hipnoses, treinamento autógeno e relaxamento progressivo, descobriu que o corpo reagia do mesmo modo em todos os casos, reação que ele denominou como resposta de relaxamento. Segundo Benson, todas as formas de oração produzem uma resposta de relaxamento que combate o estresse, acalma o corpo e promove a cura. Existem dois grandes estudos, que são considerados como referências sobre a eficácia da oração intercessora na saúde coronária, dentro da literatura biomédica. O cardiologista Randolph Byrd fez o primeiro estudo clinico sobre a oração a distância no Hospital Geral de São Francisco, em 1988. Ele dividiu 393 pacientes cardíacos em dois grupos. Um grupo recebeu orações sem saber, enquanto que o outro não. Os pacientes pelos quais não se rezou necessitaram de mais cuidados e foram mais propensos a sofrerem complicações. Os mesmos resultados foram obtidos em uma pesquisa realizada por Harris e cols., em 1999. Posteriormente, fizeram muitos estudos com resultados favoráveis no tratamento de afecções do coração, aids, artrite reumatóide, entre outras doenças, incluindo experimentos semelhantes sobre animais e plantas. Uma revisão bibliográfica publicada em 2005, por Coruh e cols., revelou que a oração intercessora pode melhorar índices do êxito da fertilização in vitro, diminuir o tempo de internação no Hospital, a duração da febre em pacientes sépticos, aumentar a função imune, melhorar a artrite reumatóide e reduzir a ansiedade. A atenção freqüente nos serviços religiosos melhora provavelmente comportamentos de saúde. Por outra parte, a oração intercessora pode diminuir resultados adversos em pacientes com enfermidade cardíaca. Em síntese, a atividade religiosa pode melhorar resultados da saúde”. Referências: “Parapsychological Association é um organismo fundado por J.B.Rhinepara agrupar os parapsicólogos de todo o mundo, com sede nos Estados Unidos. Farr A. Curlin, MD, Assistant Professor of Medicine, University of Chicado. 1- Farr A. Curlin, MD; Sarah A. Sellergren, MA; John D. Lantos, MD; Marshall H. Cin, MD, MPH Physicians’ Observations and interpretations of the influence of Religions and Spirituality on Health publicado nos Archives of Internal Medicine, Vol. 167 N. 7, April 9, 2007.
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Palestra com Dra. Maria Eugênia Cabral no CEEAK Winterthur, Suiça |
(Informação em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)
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VISTA DE WINTERTHUR. FOTO http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/Winterthur2006.jpg
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Noticias do C.E. Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA |
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Palestra com Pedro Camilo Guaxupé, MG |
PALESTRA ESPIRITA EM GUAXUPÉ
COM PEDRO CAMILO Renomado Orador, Escritor – Articulista de vários jornais e sites espíritas da cidade SALVADOR – BA
O MAIS IMPORTANTE BIÓGRAFO DA MÉDIUM YVONNE DO AMARAL PEREIRA
Local – Centro Espírita Nova Era Rua Tiradentes – 620 Dia 22 de Janeiro (SÁBADO) ás 20H00
Promoção Centro Espírita Nova Era
APOIO AME – Aliança Municipal Espírita de Guaxupé IDEG – Instituto de Difusão Espírita de Guaxupé
(Informação recebida em emails de Otavio Cunha, Regina Bachega e nilberto.betonil@gmail.com )
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Seminário “Dom da Mediunidade” no G.E. João Cabete Santos, SP |
Caros irmãos, 2ª feira próxima dia 21/01, inicia-se o Seminário “O DOM DA MEDIUNIDADE “ conduzido pela Drª Márcia Colasante. Estão todos convidados a participar. Por favor convide seus colegas de trabalho, pois nem todos possuem e-mails e o tema é bastante importante.
(Informação em email de Rose Moliterno)
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Roteiro de palestras com Claudio Palermo São Paulo e região |
1- Templo Chame Antes a Cristo – Rua Emílio Ayres, 80 – 20h00, – 22/01/2011 – SÁBADO
Cohab José Bonifácio – Tema: Superiores e Inferiores (ESSE)
São Paulo – SP
conheça o site deles: http://tlchameantesacristo.wordpress.com/
2 – C.E.Cairbar Schutel – Rua Antonieta Aguirre de Moraes, 110 – Vila Augusta – Guarulhos/SP Segunda.Feira – 20h00 – Tema: Depressão na visão Espírita – 07/02/2011
3 – Núcleo Espírita Fé, Perseverança e Caridade – 23/03/2011 -Quarta Rua Salvador Gaeta , 468 – V.Augusta – Guarulhos/SP Tema: Há Muitas Moradas na Casa de Meu Pai
4 – Grupo Espírita Esperança – 30/03/2011 – Quarta Rua Moisés Marx, nº 1123 – Vila Aricanduva – SP Tema: O Poder da Fé – (ESE)
5 – C.E.Francisco de Assis – CEFA – 18.04.2011 – segunda-feira Tema: Kardec e as obras básicas Rua Miguel Lilo, 131 – Vila Císper – SP – 20h00
6 – C.E.Joao Batista – 07.04.2011 – Quinta.Feira Inicio do Curso Transição Planetária Rua Yamato, 116 – Jd.Japão – SP – 20HS Abertos a todos os interessados no estudo do Despertar da Consciência
7 – C.E.Fonte Viva de Luz – 17.05.2011 – Terça.Feira Rua Tocantinópolis, 73 – Jd.Iporanga – Guarulhos/SP 20h00 Claudio Roberto Palermo – Locutor/Produtor – Twitter – @RadioPalermo www.claudiopalermo.blogspot.com MSN – locutor20@hotmail.com
(Informações recebidas em email de Regina Bachega)
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Palestra musicada com Wanyr Caccia no Seara Bendita São Paulo |
(Informação em email de manolo nossolar manolo@livrarianossolar.com.br e de Regina Bachega)
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Leia o Jornal da Mediunidade |
Acesse aqui: http://www.leepp.com.br/
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As provações coletivas e nós |
Defrontados com o noticiário alarmante em torno de calamidades públicas a colher desprevenidos os nossos irmãos do caminho, necessário se faz serenemos o íntimo na fortaleza da prece. Diz a sabedoria celeste que não cai uma só folha de árvore sem que o Pai o queira. Normalmente, os horizontes estreitos da vida humana alteram-nos o campo de visão, limitando-nos o alcance de nossa compreensão. A fé genuína, contudo, nos endereça o expressivo convite à compreensão dos desígnios de Cima, reconhecendo que tudo segue segundo a vontade soberana de Deus, sempre magnanimamente justa e plena de misericórdia. Sem dúvida, as provações coletivas, levando centenas de almas às portas da desencarnação traumática, e vitimando milhares de outras à penúria e à necessidade, têm o condão de nos sensibilizar as fibras mais íntimas, muitas vezes levando-nos às lágrimas. Entretanto, emotividade sem ação efetiva no bem equivale a sentimento inútil que para nada serve. Sabendo nós que a justiça e misericórdia divinas presidem todos os movimentos da vida, aceitemos todos os episódios em torno de nossos passos como ocorrências naturais da estrada. Tudo é aprendizado e experiência destinados à iluminação e ao progresso espiritual das criaturas em romagem pela Terra. Se já entendemos a chave da reencarnação como sublime oportunidade de abrir as portas da redenção de nosso passado obscuro e delituoso, poderemos facilmente concluir que na maioria dos casos a provação inevitável a colher irmãos de nosso caminho é sublime oportunidade de redenção espiritual que a bondade de Deus lhes faculta à própria consciência milenária. Todos nós somos chamados a absorver esse grande ensinamento, compreendendo que a liberdade espiritual e o progresso mor.al que todos almejam, representando o nosso destino ascensional para Deus, somente será plenamente realizável na medida exata de nossa aceitação íntima dos obstáculos interpostos em nossa estrada. Resignar-se alguém aos ditames inevitáveis da experiência humana é valor de espiritualização de que não podemos prescindir. Aceitar a prova e resignar-se diante da dor é trabalho interior de construção dos dons inefáveis da fé na vida superior e, em última an.álise, é demonstração ativa do amor que devemos consagrar, com todas as nossas forças, à divina paternidade do Criador, o Deus de amor e sabedoria, que pacientemente nos espera desde tempos imemoriais. Saibamos honrá-Lo na rocha de nossos sentimentos mais recônditos e na luz de nossos pensamentos mais íntimos. Em assim procedendo, iremos, paulatinamente, saber que ao invés de lágrimas e lamentações vazias de significado cada qual de nós é simplesmente chamado a colaborar com os sofredores, estendendo-lhes a mão amiga e fraterna de irmão. Theophorus
(MENSAGEM PSICOGRAFADA POR GERALDO LEMOS NETO, EM REUNIÃO PÚBLICA NO CENTRO ESPÍRITA LUZ, AMOR E CARIDADE, NA NOITE DE 14 DE JANEIRO DE 2011.)
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Focalizando o Trabalhador Espírita Pedro de Almeida Lobo |
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Pedro de Almeida Lobo
Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita
O entrevistado Pedro de Almeida Lobo, mais conhecido por Lobo, é um trabalhador espírita residente na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Ótimo orador, tem feito palestras por grande parte do território brasileiro. Formado em Odontologia, Direito e também em Musica, Lobo dirige o excelente co.ral espírita “A Voz do Cruzado Pantaneiro” que já gravou CDs e vem se apresentando nos eventos espíritas.
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Lobo, pode nos fazer sua apresentação? Sou Pedro de Almeida Lobo, nascido no dia 27 de fevereiro de 1941, na cidade de Poconé – MT, filho de . Salvador Correia de Almeida Lobo e Laudelina Manoela da Silva. Casado com Balbina Melquíades Lobo, possuimos três filhos, Antônio Roney Antônio Roney Lobo, Adriana Rita Lobo e Arley Regina Lobo e três netas, Mariana Santos Lobo, Nuala Lobo Cambará e Mariah Lobo Souza.
Qual sua formação acadêmica ? Fiz os cursos superiores de Odontologia, com especialização em Cirurgia e Radiologia o.ral; Música, com especialidade em harmonia instrumental e Direito.
Como conheceu o Espiritismo e há quanto tempo? Em 1961, em Cáceres –MT, conheci o Centro Espírita Mateus. Era uma quarta-feira. A palestra foi feita pelo sargento Arquiduque. O tema era Reencarnação. Sua didática, técnica e conteúdo foram esclarecedores. Apesar de ser muito jovem, aquelas palavras me tocaram fundo. Passei a meditar sobre elas. Subtenente Lobo meu futuro sogro fazia parte da diretoria do centro. Aproveitei para me aproximar dele através de perguntas sobre Espiritismo. Ele passou a me explicar e aconselhou-me a ler as Obras Básicas de Allan Kardec. Comecei lendo O Livro dos Espíritos. Na sequência A Gênese, O Céu e o Inferno, O Livro dos Médiuns, e por último O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tornei- me espírita e nunca mais parei de estudar, pesquisar e a.nalisar essas e outras obras espíritas de autores sérios e consagrados.
De que forma tem atuado no Movimento Espírita? Inicialmente fiz parte dos Conselhos Administrativo e Consultivo da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Atualmente sou Representante da Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Conselheiro da Fundação Chico Xavier. Tenho proferido palestras e seminários em vários Estados da Federação, com exceção da Região Norte. Edito um jornal mensal, O Cruzadinho Pantaneiro, e escrevo para outros, espíritas ou não.
Quais os temas mais requisitados? São obviamente no tocante à Filosofia Espírita através da Doutrina Espírita para a prática do Espiritismo, com conhecimento de causa, no Centro Espírita. Os relacionados à família têm grande relevância. Neste particular, além de palestras, os seminários são muito solicitados subdivididos em outro subtemas.
A que casa espírita está vinculado presentemente e quais atividades nela desenvolve? Nas condições de Representante da Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (CME-MT/MS) sou responsável, nesses Estados, pelos estudos, divulgação e prática do Espiritismo, nos Grupos de Estudos Doutrinários (GED), que são coordenados pelos Delegados, nos quartéis da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Fora do quartel administro e coordeno: – Grupo de Canto – A Voz do Cruzado Pantaneiro, com três CD gravados que estão à disposição através do e mail: lobocmemtms@terra.com.br cuja renda é revertida para a construção do educandário espírita “Lar de Ruy Kremer, em andamento. – Jornal – O Cruzadinho Pantaneiro – Equipe de palestrante – Construção do Educandário Espírita Lar de Ruy Kremer – Grupo Espírita Amor e Paz onde são realizadas atividades como: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e da Mediunidade Atendimento fraterno – espiritual Prática mediúnica (educação mediúnica e desobsessão) Evangelização infantil, juvenil e adulto Assistência com promoção so.cial
E o Movimento Espírita em Mato Grosso do Sul como vai? Não me sinto à altura de julgar nada e ninguém, todavia é por dever e justiça ressaltar a atuação e objetividade das Entidades Espíritas em Mato Grosso do Sul, tais como: – Federação Espírita de Mato Grosso do Sul – FEMS – Associação dos Divulgadores do Espiritismo em Mato Grosso do Sul – ADEMS – Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul – ICEMS – Associação Médica Espírita em Mato grosso do Sul – AMEMS – Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com relação ao Movimento Espírita está acontecendo nos quartéis sob a circunscrição da CME-MT/MS um fenômeno esplendoroso. Trata-se dos Cultos Ecumênicos realizados formalmente, nos quartéis, por ocasiões festivas ou comemorativas. Participam desses amoráveis atos o Catolicismo, Protestantismo e Espiritismo, numa comunhão cristã cujo epicentro é “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” conforme preconizou Jesus, o Cristo. Não se observa discriminação ou rejeição ao Espiritismo, no meio militar. Pelo contrário. A mídia tem colaborado através de jornais, novelas, filmes e outros meios de comunicação, para acender a luz do conhecimento sobre a veneranda Doutrina. Observa-se nessas reuniões o interesse dos militares de todos os postos ou graduação, independentemente da filosofia religiosa que cada um professe, a vontade e interesse em conhecer de fato e direito os postulados doutrinários espíritas. Pode-se afirmar sem perigo de errar que o ecumenismo na região pantaneira é uma realidade sem volta.
Continua atuando na parte artística com o Grupo de Canto? O Grupo de canto A Voz do Cruzado Pantaneiro tem como missão: – Minimizar dores e sofrimentos – Harmonizar corações – Divulgar o Cristianismo, à luz da Doutrina Espírita, em forma de canção – Proporcionar alegrias – Levar esperança de que amanhã será sempre um dia melhor. Para tanto instituiu a palestra musicada que caiu no gosto de dirigentes de casa espírita, de outras filosofias religiosas e muito mais do público em geral. Com essa modalidade de divulgação doutrinária, o grupo atua toda semana em Campo Grande e mensalmente em outras cidades ou Estados.
Nas suas palestras costuma contar alguns episódios vivenciados no exército de fundo mo.ral e espirita. Qual acha mais interessante para nos contar aqui? Fica muito difícil, quase impossível, para quem viveu por mais de 38 anos na caserna, sendo promovido de soldado a tenente coronel, fazendo palestra nas Unidades, não ter nada para contar. Entretanto, dado a exiguidade do tempo e economia de espaço, torna-se impraticável relatar fatos porque além de contá-los em detalhe, há necessidade de mostrar as fontes e/ou provar a veracidade porque, mormente envolvem casos, estórias ou histórias contadas por terceiros.
Lobo, como o Espiritismo é visto no meio militar? História é Ciência dos fatos. Perante fatos provados falecem os argumentos. Vamos aos fatos comprovados sobre o Cristianismo Redivivo no Brasil. Consta nos anais da história do “Coração do mundo, Pátria do Evangelho” que o Espiritismo foi trazido para o Brasil pelos militares, inicialmente pelos integrantes da Marinha. Durante a Codificação, por Allan Kardec, o Exército Brasileiro seguia o modelo francês. Era natural que os militares fizessem cursos na França onde tomavam conhecimento dos estudos e das publicações do professor Rivail. É oportuno lembrar-se de que foi o Dr Travassos, militar do Exército, quem primeiro traduziu as primeiras Obras Espíritas para o Português, com exceção de A Gênese. Depois disso, é de bom alvitre recordar-se de que o tenente Travassos e o tenente Bezerra de Menezes eram do Exército Brasileiro e grandes amigos. O então Dr Bezerra de Menezes tornou-se espírita após ter lido O Livro dos Espíritos que lhe foi presenteado por esse companheiro de caserna de outrora. Ainda é salutar salientar que o Dr Bezerra de Menezes foi o fundador do embrião da Federação Espírita Brasileira cujo primeiro presidente foi o Major engenheiro Francisco Raimundo Ewerton Quadros. Depois desses, vamos encontrar o General Duque Estrada, o Tenente Coronel Antônio Vianna de Carvalho, o Tenente Aristotelino Alves Praeiro e o sargento da milícia baiana José Olímpio Teles de Menezes quem fundou o primeiro centro e o primeiro jornal espírita no Brasil. Além desses baluartes, muitos outros militares fizeram, e alguns ainda fazem anonimamente das suas vidas verdadeiros sacerdócios em prol da divulgação e prática do Espiritismo. Naquele tempo era muito difícil porque os desavisados consideravam as atividades espiritistas diabólicas. A polícia reprimia e perseguia e até prendia os praticantes. Todavia, quando praticado por militares de alta patente a coisa mudava de figura. Nos dias de hoje não podemos olvidar a figura do grande divulgador da Doutrina Espírita, o Coronel da Reserva César Soares dos Reis, um dos maiores destaques do nosso movimento espirita.
Tem alguma obra escrita? Tenho. Serão publicadas oportunamente. Neste ano, por exemplo, estou engajado na composição, arranjo e ensaio das canções do próximo CD que será gravado e lançado no ano que vem. Títulos dos livros que já estão prontos para serem editados – “Doenças psicossomáticas e espirituais. Prevenção, tratamento e cura à luz da Doutrina Espírita”. Em cada doença é contada pitoresca estória. – “Cristianismo em desfile de Cafarnaun ao Pantan.al”. Começa com o Cristo seguido daquele Centurião de Cafarnaun e termina com o tenente Praeiro – “Coleção de soneto espírita”
Algo mais que queira acrescentar? Quero sim. Por sinal muito importante. Eu sou palmeirense. Quero ainda em meu nome, da Cruzada dos Militares Espíritas – MT/MS, e de todas as entidades orgânicas dela, agradecer – lhe pelo carinho, respeito e consideração dispensados a mim e aos modestos trabalhos que o Cristo, Comandante Supremo de Exército da paz me concedeu a honra de realizar assessorado pelos amigos encarnados e desencarnados. Muita paz.
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LEGENDA: Lobo com a esposa Balbina; a familia Lobo; Reunião do Grupo de Estudo Doutrinário (GED) NO Hospital Geral de Campo Grande; Estudo Espirita no Quartel; palestra pública; palestra musicada; atividades de Evangelização no Grupo Espirita Amor e Paz e distribuição de Cestas Básicas na Cruzada dos Militares Espíritas. |
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Editoração e envio:
Ismael Gobbo, Araçatuba, SP
Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP
Um comentário sobre “22 de Janeiro”